O Escutismo considera muito importante o desenvolvimento integral de todos os aspectos da personalidade das crianças e dos jovens. Neste sentido, e depois de analisadas as intenções do fundador do Movimento Escutista e as diversas dimensões da personalidade humana, foram estabelecidas seis áreas de desenvolvimento pessoal que são, assim, o instrumento para a aplicação prática da Proposta Educativa.

São elas:

  • Desenvolvimento FÍSICO – Incentiva o conhecimento e o desenvolvimento do corpo.
  • Desenvolvimento AFECTIVO – Fornece a equilibrada orientação dos afecto e a valorização pessoal.
  • Desenvolvimento do CARÁCTER – Promove o aperfeiçoamento de valores e de atitudes e o ser mais.
  • Desenvolvimento ESPIRITUAL – Aprofunda o sentido de Deus.
  • Desenvolvimento INTELECTUAL – Fomenta a exploração e criatividade.
  • Desenvolvimento SOCIAL – Estimula o encontro, a partilha e o sentido do outro.

Em cada uma das áreas de desenvolvimento pessoal estão identificadas prioridades educacionais – três trilhos educativos – que tomam em conta as necessidades e aspirações das crianças, dos adolescentes e dos jovens em particular. São, assim, caminhos de crescimento a trabalhar em cada área que definem os objectivos de crescimento a atingir no final do tempo vivido em cada secção.

As 7 Maravilhas do Método Escutista

O Movimento Escutista tem uma missão definida: educar, promovendo o desenvolvimento das crianças, dos
adolescentes e dos jovens através de actividades recreativas e de serviço, de modo harmonioso com a sua própria personalidade e com a comunidade em que vivem.

A finalidade do Movimento escutista é “contribuir para o desenvolvimento dos jovens ajudando-os a realizarem-se plenamente no que respeita às suas possibilidades físicas, intelectuais, sociais e espirituais, quer como pessoas, quer como cidadãos responsáveis e quer, ainda, como membros das comunidades locais, nacionais e internacionais.

De que forma consegue o Movimento Escutista atingir a sua finalidade?

Consegue fazê-lo através do sistema criado por B.P., entretanto apurado e aprofundado durante quase um século, a que vulgarmente se dá o nome de Método Escutista. Este método, a nossa forma de educar, é único e genial e tem dado provas disso mesmo ao longo dos seus cem anos de existência. Sem ele, não se pode verdadeiramente fazer Escutismo.

Neste sentido, vemos que o Método Escutista, a partir da forma natural como as crianças, os adolescentes e os jovens se relacionam, permite explorar diferentes opções educativas, realçando o que eles aprendem uns com os outros e potenciando verdadeiras experiências educativas, tais como:

  • O alargamento de horizontes: o campo de acção e de experimentação da criança/adolescente/jovem vai aumentado à medida que cresce;
  • O transporte da criança/adolescente/jovem da imaginação à realidade: os heróis e heroínas não existem só em lendas, mas são indivíduos de carne e osso e o mundo fictício das histórias desafia a exploração do mundo real;
  • O crescimento em pequenos grupos: a relação com os pares e a assunção de responsabilidades são componentes essenciais de um ensaio para a vida futura em sociedade;
  • A interiorização de regras sociais (através do jogo e dos valores universais): assim se desenvolve um código de conduta próprio ao qual voluntariamente se adere;
  • O incentivo a ser cada vez mais e melhor, desafiando limites e estabelecendo novas metas a alcançar;
  • Um ambiente privilegiado onde as conquistas e os erros possuem igual valor pedagógico: a correcta aplicação do método proporciona a criação de um espaço seguro onde as crianças/adolescentes/jovens aprendem, erram e voltam a aprender numa dinâmica de crescimento;
  • Uma relação de confiança com alguém que educa, preparando, apoiando, aconselhando e encorajando.

 

  1. LEI E PROMESSA

Contribuir para a interiorização de regras sociais (através do jogo e dos valores universais), ajudando a desenvolver um código de conduta próprio ao qual voluntariamente aderem

  1. SISTEMA DE PATRULHAS

Proporcionar o crescer em pequenos grupos, onde a relação com os pares e o assumir de responsabilidades são componentes essenciais de um ensaio para a vida futura em sociedade

  1. RELAÇÃO EDUCATIVA (JOVEM/ADULTO)

Construir uma relação de confiança com alguém que ajuda, prepara, apoia, encoraja, aconselha e educa.

  1. VIDA NA NATUREZA

Arriscar num ambiente privilegiado onde as conquistas e os erros ganham igual valor pedagógico;

  1. MÍSTICA E SIMBOLOGIA

Transportar a criança/jovem da imaginação à realidade, dos heróis e das lendas às personagens de carne e osso, do imaginário dos índios e cowboys aos desafios de exploração do mundo

  1. APRENDER FAZENDO

Alargar horizontes, pois o campo de acção e de experimentação da criança/jovem vai aumentado;

  1. SISTEMA DE PROGRESSÃO PESSOAL

Procurar ser cada vez mais e melhor, desafiando limites e estabelecendo novas metas a alcançar